Pouca coisa causa mais susto em um investidor do que ver o preço de um papel oscilar bruscamente em um espaço curto de tempo Nesta terça-feira (31) comemora-se em muitos países o Halloween (ou Dia das Bruxas e até mesmo Dia do Saci, para os mais patriotas). Segundo historiadores, a data é uma "atualização" de um antigo festival celta em homenagem aos mortos que ao longo dos anos transformou-se em um dia para celebrar coisas assustadoras.
E por falar em susto, há quem diga que poucas coisas causam mais pavor do que abrir sua carteira numa corretora de investimentos e ver que as ações que você tinha no seu portfólio despencaram. E, acredite, há alguns papéis (e setores) que tendem a dar mais susto nos seus investidores do que outros. Então, em homenagem ao Hallloween, hoje o Valor Investe lista quais foram as ações mais "assustadoras" de 2023 até agora.
Primeiro de tudo é preciso explicar qual o critério usado para identificar um papel capaz de dar mais susto em seus investidores. Ao contrário do que muita gente imagina, não foram mapeadas as ações que mais caíram no ano e sim as que mais oscilaram. O quesito, nesse caso, é a volatilidade.
Se você está começando agora no mundo dos investimentos, saiba que a volatilidade é um conceito que se refere a mudanças. No mercado, ele é a frequência e intensidade da oscilação de preços de um ativo. É claro que praticamente todo investimento é volátil, a medida que os preços de todos os ativos negociados no mercado sofrem variações ao longo do tempo. No entanto, alguns são mais do que os outros e, portanto, são mais capazes de surpreender seus investidores (seja positiva ou negativamente).
Fonte: Valor Investe — São Paulo